Exportação de Vinhos Portugueses Continua em Alta apesar da Pandemia
setembro 29, 2021 em 9:46 ,
Nenhum comentário
Nem todos os negócios sofreram com a pandemia do Covid19. Os vinhos portugueses e em particular as exportações de vinho português subiram e até conseguiram compensar uma quebra ligeira do consumo interno.
Apenas 2 países no mundo aumentaram a exportação de vinho em 2020
Em 2020, Portugal foi um dos dois únicos países a nível mundial que conseguiu crescer tanto em volume como em valor das exportações de vinho: Portugal e a Nova Zelândia.
Houve uma diminuição no comércio mundial de vinho, mas Portugal conseguiu crescer em valor de exportações. O consumo foi menor em Portugal, mas foi possível exportar mais, em particular para o Reino Unido.
Volumes de exportação de vinhos em Portugal para 2020 de acordo com a WOP
De acordo com a Wines of Portugal (WOP) - que é a responsável pela promoção dos vinhos portugueses a nível mundial - "o volume em si diminuiu 6% em comparação com 2018", mas comparando com 2019, Portugal exportou um total de 846 milhões de euros em 2020, um aumento de 3% vs 2019, quando as vendas atingiram os 818 milhões de euros.
Na presente década, o Reino Unido permanece como maior mercado para os vinhos portugueses na Europa, mas perde quota.
Em termos de volume e valor, Portugal conseguiu crescer nos países europeus mais tradicionais (França e Espanha), assim como na Itália, no Canadá e em África do Sul
O WOP destaca ainda que "Angola continua a ser um dos principais compradores de vinho português".
O vinho português está de vento em popa e 2021 espera-se que seja também um ano de crescimento da exportação e do próprio consumo interno.
Fonte: harpers.co.uk