Produção de abacate em Portugal é alvo de críticas ecológicas
Produção de abacate em Portugal tem sido alvo de muitas críticas por parte de diversos ativistas e associações ecológicas!
O abacate é um fruto tradicional da dieta mediterrânica e tornou-se popular em todo o mundo nas últimas décadas devido às suas propriedades nutritivas e benefícios para a saúde.
Os abacates foram importados para Portugal para fins comerciais por volta de 2010/2011 porque os produtores locais não foram capazes de satisfazer a procura crescente desta fruta que é agora amplamente consumido.
Desde então, as plantações de abacate cresceram rapidamente devido à sua elevada rentabilidade, inclusive com aposta forte na sua exportação, mas existem alguns problemas ambientais associados à produção em massa.
Problemas ambientais associados à produção de abacate em larga escala
Especialistas afirmam que não é possível produzir 20 toneladas de abacate de forma sustentável , sem pesticidas ou a preços baixos.
Os abacateiros requerem grandes quantidades de água , fertilizantes e fungicidas que podem infiltrar-se nos lençóis freáticos ou poluir os rios se aplicados descuidadamente. De acordo com os abacateiros precisa de ser desbastado e isto é feito utilizando um determinado produto, brometo de metilo , que é tóxico para o solo.
Evolução do cultivo de abacate em Portugal
Em 2016, 545 hectares foram dedicados à produção de abacate em Portugal. Neste momento, estima-se que existam cerca de 2.000 hectares dedicados à produção de abacate e em particular no Algarve.
Os abacates tornaram-se um símbolo de riqueza, especialmente em Lisboa, onde são vendidos a preços extremamente elevados.
Os abacates são cada vez mais apreciados pelo consumidor final e é reconhecida a sua mais valia alimentar.
Os
abacates representam também uma fonte significativa de rendimentos para os
agricultores.
Porquê tantas críticas?
As principais críticas contra a produção de abacate
referem-se à utilização generalizada de pesticidas nestas árvores. Os abacates
precisam de muito fertilizante e água durante os períodos de crescimento, mas
se não forem fornecidos corretamente as árvores não se podem desenvolver
adequadamente
Os ecologistas exigem agora o cultivo orgânico, uma vez que as plantas orgânicas ajudarão a mitigar as alterações climáticas, o que tem causado danos significativos nos últimos anos.
Os abacates são também acusados de problemas associados à mortalidade das abelhas, devido a doenças virais disseminadas por este tipo de inseto após contacto com o abacateiro.
Qual é o futuro para o cultivo do abacate em Portugal?
O futuro da Produção de Abacate em Portugal permanece incerto enquanto associações ecológicas fazem lobby contra o mesmo e outras associações de agricultura refutam essas ideias.
É positivo, no entanto, que haja menos brometo de metilo utilizado nestas plantações desde 2020, mas continua a não ser claro como a produção de abacate irá responder a esta nova e crescente procura.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.