Toastmasters em Portugal – o poder da comunicação
Toastmasters
Toastmasters é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de habilidades de comunicação e liderança.
Fundada em 1924 por Ralph C. Smedley, em Santa Ana, Califórnia, a iniciativa surgiu para ajudar jovens universitários a melhorar a capacidade de falar em público e liderar reuniões. Ao longo dos anos, a organização evoluiu para acolher membros de todas as idades, géneros e origens.
Com mais de 16.000 clubes em mais de 140 países, os Toastmasters têm sido uma força impulsionadora na transformação pessoal e profissional de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Toastmasters em Portugal
Os Toastmasters em Portugal têm ganho cada vez mais notoriedade como uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de capacidade de comunicação e liderança.
Portugal Continental já conta com 31 clubes ativos.
Custo:
Geralmente, a participação nos clubes Toastmasters envolve o pagamento de uma taxa anual que pode variar entre os clubes, rondando, em média, 10 euros por mês.
Essa taxa é usada para cobrir despesas operacionais e outros custos associados às atividades do clube.
Estrutura da reunião:
Os Toastmasters realizam sessões regulares em clubes locais, com um tema específico, e cada membro tem a sua função que desempenha durante o ano.
Os Officers são membros voluntários eleitos ou designados para desempenhar as funções de liderança dentro do clube e assegurar o sucesso do clube.
As funções dos Officers incluem: Presidente, Vice-Presidente de Educação (VPE), Vice-Presidente de Membros (VPM), Vice-Presidente de Relações Públicas (VPPR), Secretário, Tesoureiro e Sergeant at Arms.
Para além da sua função, na sessão, existem tarefas que precisam de ser executadas, como contador do tempo, avaliador de gramática, avaliador geral, contador de "muletas", entre outras. Sendo ferramentas essenciais para a evolução de todos os membros.
As reuniões semanais ou quinzenais são dividas em três partes, são elas:
- Discursos preparados
Consistem em apresentações estruturadas antecipadamente pelos membros dos clubes Toastmasters. Cada membro tem um pathway (existem 11 no total), que é escolhido segundo as preferências do membro e que contém uma série de projetos e técnicas de pesquisa e comunicação em diferentes contextos. No final de cada pathway, há um certificado de conclusão.
2. Discursos improvisados
Este momento é preparado por um membro estipulado, que escolhe um tema a ser abordado e pede aos voluntários para em 1-2 minutos aprofundarem esse tema.
Esse segmento é uma oportunidade valiosa para os membros praticarem a arte de falar em público sem preparação antecipada, melhorarem a confiança e espontaneidade.
3. Momento de avaliação
Por fim, na última parte é feito um feedback construtivo por todos os membros, também chamado de “Método sanduiche” sendo fundamental para o crescimento individual dos membros. Este método consiste em fazer um elogio, de seguida uma crítica construtiva e por fim um desafio para o próximo discurso, criando um equilíbrio entre a crítica construtiva e a valorização dos pontos fortes.
Testemunho
Para darmos uma abordagem mais pessoal sobre os Toastmasters, pedimos à Sofia Costa, a presidente do clube do Taguspark, em Oeiras, que respondesse a algumas questões.
Foram elas:
- Conte-me um pouco sobre si?
S: "Nasci em Lisboa e moro em Oeiras. Sou Mulher ‘de mim mesma’ e do Pedro, e Mãe de 3 Marias, a Francisca, a Benedita e o João. Assumo três frentes profissionais: numa associação de voluntariado (appresencing.pt), da qual sou fundadora e Diretora; numa empresa de transição de competências (catcoacom.pt), na qual sou facilitadora e formadora em várias técnicas e terapêuticas de crescimento humano; e, em contexto universitário, sou pesquisadora em comunicação de ciência."
2. Como é que conheceu o clube Toastmaster e qual é o seu clube atual?
S: "Em 2015, uma amiga levou-me a uma sessão do seu clube Toastmasters. E, embora não tenha aderido de imediato, fiquei com a certeza de que era uma ferramenta de comunicação poderosa.
Em 2020, por iniciativa própria, visitei novamente um clube perto de casa e com um horário facilitador.
E, por isso escolhi o Taguspark Toastmasters Club, que realiza Sessões quinzenalmente (às 4.ªs Feiras das 19H30M às 21H), no pequeno auditório do Núcleo Central do Taguspark, em Porto Salvo, Oeiras."
3. Qual é a parte da sessão que mais gosta?
S: "Gosto, especialmente, da primeira parte das sessões, em que são apresentados os discursos preparados, e também, os momentos de aprendizagem, em que são passados conhecimentos por membros Toastmasters ou por palestrantes convidados, respetivamente, sobre o universo Toastmasters.
Ambas as outras partes são, igualmente, interessantes e importantes.
Considero importante os discursos de improviso, quer feito por membros e por visitas, porque treinamos o improviso nas mais variadas situações.
As avaliações também têm um papel fundamental porque são avaliados por vários parâmetros, desde os discursos preparados, passando pela avaliação da qualidade da gramática, do tempo despendido, por todos os intervenientes na sessão, além da própria avaliação geral de toda a sessão."
4. Que diferenças vê, em si, depois de pertencer aos Toastmasters?
S: A principal diferença é na preparação dos discursos preparados.
Assumidamente, eu sou ‘mestre’ do improviso, de uma maneira geral e, por isso, não tinha gosto ou motivação para preparar o discurso.
E, agora, percebendo as vantagens e benefícios de o fazer e vendo melhorias significativas, como não me esquecer de partes significativas do discurso, já não dispenso a referida preparação."
5. É a Presidente instituída para este ano. Assim sendo, que conselho daria a potenciais membros que sintam dificuldade em comunicar?
S: "Se sente a necessidade de treinar competências de liderança e, em particular, competências de comunicação deixo a recomendação de ingressarem num Clube Toastmasters perto da sua casa ou do seu trabalho.
Ao dar esse passo, possibilita que, num contexto descontraído e divertido, consiga expor as suas fragilidades e possa melhorar significativamente, treinando as várias componentes da comunicação."
6. Que passos a dar para ser membro dos Toastmasters?
S: "Para ser membro, pode se dirigir ao site dos Toastmasters Internacional, encontrar o clube mais próximo de si e inscrever-se.
Se estiver próximo de Oeiras, pode nos contactar através das nossas redes sociais."
Se sentir que os Toastmasters podem ser um ponto de partida para melhorar a sua comunicação, não hesite e visite um dos clubes espalhados por Portugal.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.