Os temas mais falados em Portugal em 2023
O que aconteceu em 2023 (até agora) em Portugal?
Estamos naquela altura no ano em que atualmente fazemos o balanço do que se passou nos últimos 12 meses. Apesar de 2023 ainda não ter acabado, já conseguimos detetar as principais notícias relacionadas com a vida do país.
Elegemos os seguintes temas mais falados em Portugal:
Economia
A economia portuguesa cresceu 2,1% em 2023. Este crescimento foi inferior às previsões iniciais, que apontavam para um crescimento de 2,7%.
A desaceleração do crescimento económico em 2023 deve-se a vários fatores, incluindo:
As guerras na Ucrânia e em Gaza, que estão a ter um impacto negativo na economia global, incluindo a economia portuguesa;
A inflação elevada, que está a reduzir o poder de compra das famílias e das empresas;
A subida das taxas de juro, que está a dificultar o financiamento das empresas e das famílias.
Apesar da desaceleração do crescimento económico, a economia portuguesa deverá continuar a crescer em 2024 e 2025, a um ritmo de 1,5% e 2,1%, respetivamente.
Por outro lado, registou-se em outubro um forte abrandamento da inflação. Segundo o INE, o “principal contributo para esta desaceleração” deve-se aos “aumentos mensais de preços registados em outubro de 2022 nos produtos alimentares (2,1%) e nos produtos energéticos (6,7%), com destaque para o gás natural (77,4%)”.
Política
O primeiro-ministro António Costa demitiu-se a 7 de novembro, na sequência de uma investigação que ainda está em curso. O processo envolve diversas personalidades próximas do responsável político e levanta muitas dúvidas em projetos na exploração de lítio, hidrogénio verde e um centro de dados.
O Presidente da República convocou novas eleições legislativas para 10 de março de 2024.
Sociedade
Em 2023, Portugal foi palco de vários protestos contra a inflação, a pobreza, o direito à habitação, a progressão das carreiras na função pública e por diversas outras causas.
As guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza são temas que provocam fortes reações, com todos os intervenientes a defender a respetiva causa.
Em Portugal, a maior parte das manifestações é a favor da paz e de um acordo entre as partes.
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorreram de 1 a 6 de agosto em Lisboa, foram um acontecimento marcante que contou com a presença do Papa Francisco e milhões de jovens de todo o mundo. Segundo o coordenador do evento e novo Bispo de Setúbal, Américo Aguiar, “correu bem e deu lucro”.
Ambiente
Os incêndios florestais são repetidamente um assunto a ser abordado, principalmente no verão. Este ano, pela primeira vez, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), declarou que não houve mortes em incêndios florestais em Portugal. No entanto, houve vários incêndios florestais significativos, que causaram danos materiais e económicos significativos.
O maior incêndio florestal de 2023 ocorreu na região de Leiria, em agosto, e destruiu cerca de 10.000 hectares de floresta. Outros incêndios significativos ocorreram nas regiões de Santarém, Castelo Branco e Faro.
Em 2024, o Dia de Portugal deverá ser celebrado na zona afetada pelos grandes incêndios de Pedrógão Grande, em junho 2017.
Ciência e Tecnologia
Em julho, Portugal sediou o Encontro Ciência 2023, o maior evento anual de ciência e tecnologia em Portugal. O evento foi dedicado ao tema "Ciência e o Oceano Para Além do Horizonte".
Em agosto, Portugal lançou o Plano Nacional de Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2027, que prevê um investimento de 10 mil milhões de euros.
Em novembro, Portugal foi classificado como o 22º país mais inovador do mundo pelo Índice Global de Inovação.
Cultura
Em março, Portugal lançou o Plano Nacional da Cultura 2023-2027, que prevê um investimento de 1,5 mil milhões de euros.
Em maio, Portugal sediou a 22ª Bienal de Arte de São Paulo, a maior exposição de arte contemporânea da América Latina.
Em setembro, Portugal lançou o Programa Nacional de Teatro e Dança, que prevê um investimento de 30 milhões de euros.
2023 foi também um ano rico em concertos de grandes nomes da música nacional e internacional.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.