Qual é o Futuro da Economia Digital em Portugal em 2022?
O sonho de Lisboa e de Portugal se tornarem uma nação moderna, progressista e digitalizada foi de certa forma prejudicado pela atual crise financeira global causada pelo Covid, mas ao mesmo tempo esta nova realidade resultou num maior otimismo em relação ao futuro de Portugal como nação digital.
O Covid fez mais pela aceleração digital em Portugal, do que millhões de euros de fundos europeus!Fonte: https://www.iscap.pt/ebusiness-rj/index.php/mne-rj/article/download/32/23
A economia digital de Portugal pode aumentar para 2021-2022?
A verdade é que Portugal tem uma das economias que mais progressos fez em toda a Europa nos últimos anos e tem sido motivo de inveja de muitos países retardatários.
Mas será que Portugal pode realmente liderar o caminho a seguir para outras nações que procuram imitar o seu espírito progressista?
O futuro digital de Portugal vai depender não apenas do espirito de empreendedorismo e inovação nacional, como o demonstram os recentes exemplos da start-up de callcenters Talkdesk, mas também da própria solidez do seu sistema bancário.
Por exemplo, os cinco maiores bancos em Portugal detêm todos mais de 5% de todo o PIB de Portugal.
Se contratar cartões de crédito ao consumidor, perceberá que o uso do cartão de crédito tem mais a ver com a compra de itens e o pagamento de serviços, em vez de simplesmente ganhar juros ou dividendos.
A economia portuguesa assenta, em grande medida (aprox. 70% do PIB), na sua relação com os restantes países europeus, pelo que é lógico que as vendas digitais em Portugal continuem a aumentar.
A união Europeia continua a facilitar o trade entre membros e este é certamente um sinal positivo para a economia
portuguesa.
Também existem relatos de que a EU vai disponibilizar em Set 2021 fundos europeus para melhoria da competitividade da economia nacional, algo que certamente vai acelerar ainda mais o tecido empresarial português.
No entanto, isso não significa que a economia de Portugal irá prosperar com dinheiro grátis.
Longe disso e apesar de a economia digital viver tempos dourados devido principalmente aos efeitos da pandemia Covid-19 no negócio tradicional, a economia digital está significativamente abaixo de outros países europeus.
Ainda assim, o governo tem sido rápido em remediar a situação. Afinal, um Portugal com uma economia digital saudável significa um Portugal adaptado ao século 21 e ao consumidor online, que é a espinha dorsal da economia de qualquer nação progressista.
Enquanto Portugal continua a curar as feridas econômicas da recente crise financeira, podemos esperar um Portugal realmente mais saudável e com um esforço orientado de transformação digital para 2022 e além.
Uma das coisas em que Portugal vai ter de trabalhar é na educação digital da sua população.
Portugal é um país pequeno com um grande mercado de trabalho e há anos que tem sido um problema encontrar trabalhadores qualificados para preencher as vagas disponíveis.
Felizmente, a revolução digital proporcionou que empresas como a Google, Mercedes.io e muitas outras, olhassem para Portugal com outros olhos.
O número de novos empregos digitais criados em Portugal está em alta
Um dos outros desenvolvimentos positivos na cultura digital em Portugal é o surgimento de pequenos negócios domésticos.
Na verdade, há mais empresas a operar em casa do que em prédios de escritórios e à medida que mais pessoas trabalham em casa, especialmente em serviços com alguma componente digital, abre-se uma nova vaga de procura por prestadores de serviços qualificados.
A última área em que a cultura digital portuguesa está a crescer é a cena de desenvolvimento web e marketing na Internet do país.
Atualmente, existem mais telemóveis e computadores em uso em Portugal do que pessoas, o que fez com que Portugal se tornasse um dos líderes mundiais no desenvolvimento web.
Uma tendência interessante que surgiu no mundo digital em Portugal é o aumento dos "freelancers digitais".
Trabalhadores autônomos em Portugal que são capazes de operar online de forma independente têm criado burburinho entre outros profissionais digitais no país.
Escritores freelance, web designers, redatores, consultores de marketing digital portugal, programadores e outros podem ser encontrados anunciando e vendendo os seus produtos online.
Enquanto alguns praticantes desse comércio o fazem como profissão, outros o fazem por uma paixão pessoal pela criação de arte, informação e entretenimento para a Internet.
A florescente cultura da Internet em Portugal ainda não atingiu o seu pico, por isso o futuro mais brilhante está pela frente para a cultura digital deste país.
Então, como é o futuro da economia de Portugal? Agora parece muito brilhante.
Portugal pode também tornar-se um grande player no cenário global do nomadismo digital.
A sua cultura vibrante, clima ameno, economia segura e o florescente mercado da Internet oferecem uma oportunidade única para aspirantes a empreendedores de todos os mundos.
Embora os analistas não possam dizer exatamente o que o futuro digital reserva para Portugal, uma coisa é certa:
Se quer um emprego que lhe permita trabalhar no conforto da sua mesa de computador, então Portugal é o país para você.