Aeroportos em Portugal pioneiros na certificação ACA 4+
Imagem: VINCI Aeroportos
Portugal é o primeiro país da União Europeia a atingir o ACA 4+2 em todo o sistema aeroportuário do país, anuncia a VINCI Aeroportos. Este é o nível mais elevado do programa de avaliação ambiental da ACI1.
O ACA é o Programa de Acreditação de Carbono Aeroportuário, o único esquema de certificação de normas de descarbonização de aeroportos. É gerido pela ACI - Airports Council International.
Os aeroportos portugueses geridos pela VINCi incluem Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Ponta Delgada, Horta, Porto Santo, Santa Maria, Flores e Beja.
A certificação agora obtida reconhece que os aeroportos contabilizaram e comunicaram plenamente as emissões diretas e indiretas de CO2 relacionadas com as suas atividades e operações, reduziram significativamente as emissões diretas, compensaram as emissões diretas residuais e começaram a reduzir as emissões indiretas. A ACA 4+ também reconhece que os aeroportos estabeleceram metas de redução de emissões de carbono consistentes com um cenário de aquecimento abaixo de 2ºC, ao abrigo do Acordo de Paris.
O plano pioneiro em descarbonização vai além da diminuição das emissões diretas, que os aeroportos VINCI em Portugal já fizeram reduzir em 35% desde 2018.
O programa de produção fotovoltaica é outro pilar desta ação, que está a ser implantado em todos os aeroportos portugueses. A primeira unidade está ativa no aeroporto de Faro desde 2022.
Por outro lado, o programa de reservatórios de carbono florestal destina-se a captar as emissões residuais e está a ser implantado nas proximidades dos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.
Entre outras ações de 2022, os aeroportos de Portugal concretizaram a abertura da maior estação de carregamento de veículos elétricos de Portugal no aeroporto de Lisboa e os primeiros voos comerciais com biocombustíveis sustentáveis (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.
"Estamos muito orgulhosos de que Portugal, onde a economia se baseia em grande parte em intercâmbios internacionais, se tenha tornado o primeiro país da Europa a alcançar o ACA4+ para todo o seu sistema aeroportuário. Saúdo o notável empenho das nossas equipas, em Portugal e em toda a nossa rede, que estão a actuar como pioneiros na implementação do plano de acção ambiental dos Aeroportos VINCI".Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports
Saiba também como é que um projeto português quer combater as colisões no espaço.
Conheça o estado da reciclagem em Portugal.
Além de Portugal, a empresa gere um total de 65 aeroportos em
França, Reino Unido, Sérvia, Camboja, Japão, Estados Unidos, Brasil, Chile, República
Dominicana, Costa Rica e México. É este último país, que aderiu à rede em
dezembro de 2022, que acaba de receber a primeira acreditação ACA nível 1. Já o
aeroporto de Belgrado recebeu a acreditação ACA de nível 2.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.