Como é o Halloween em Portugal? – 6 Tradições Portuguesas
Estamos habituados a ouvir sempre “Doce ou Travessura” no dia 31 de outubro, mas conhece as principais tradições portuguesas?
Já cheira a Halloween! As lojas decoram-se com teias de aranhas e abóboras, os fatos e as máscaras começam já a ser comprados, mas isto porque nos universalizamos pela tradição americana.
No entanto, em Portugal celebra-se o Halloween, com diferentes nomes e tradições conforme o local, que por muito que os anos se passem continuam a ser celebradas.
Neste artigo vamos dar a conhecer as 6 principais tradições portuguesas.
1. Noite das Bruxas (Montalegre)
Este evento realiza-se em Vilar dos Perdizes, uma pequena localidade em Montalegre, no extremo norte e interior de Portugal quase na fronteira com Espanha.
Durante o ritual, tochas são acesas e as “bruxas dançam” à sua volta até que o Padre da Paróquia apague as tochas todas e as queime completamente numa fogueira. As tradições, para os habitantes de Vilar dos Perdizes, dizem que serve para afastar os males.
Apesar do ritual ser realizado também a todas as sextas-feiras 13, também é realizado sempre na noite de dia 31 de outubro como manda a tradição.
2. Festa da Cabra e do Canhoto (Bragança)
Bem no Nordeste do país, em Bragança, mais precisamente, na Aldeia de Cidões realiza-se a tradição mais antiga de Portugal. Há várias centenas de anos, os Celtas que habitavam a região realizavam o ritual ao qual chamavam de Festa do Bode e do Demónio, que continuou a ser realizada pelos habitantes da aldeia mesmo depois da desocupação Celta.
Neste ritual é acesa uma enorme fogueira na noite de dia 31 de outubro, onde os habitantes queimam o diabo, a sua esposa e cozinham a cabra, que no fim é servida ao jantar, acompanhado com danças Celtas e música medieval.
3. Bolinhos e Bolinhóis (Coimbra)
É a tradição portuguesa mais parecida com o “Trick-or-Treat” do Halloween americano.
As crianças vão para a rua mascaradas com uma lanterna de abóbora e vão de porta em porta, mas em vez de “Doce ou Travessura”, cantam uma música tradicional do dia chamada “Bolinhos ou Bolinhóis”.
Em troca, os habitantes oferecem dinheiro, bolos ou doces às crianças.
4. Caspíadas (Açores)
É uma tradição açoriana que segue um pouco a ideia também do “Trick-or-Treat” americano.
Nesta tradição, as crianças açorianas batem de porta em porta, mas em vez de receberem doces, recebem um bolo típico: as Caspíadas, bolos em forma de cabeça de caveira.
5. Pão por Deus
É a tradição mais universal em Portugal e provavelmente a mais conhecida pois realiza-se por todo o país. Quem nunca ouviu o Pai ou o Avô a contarem os seus dias de juventude em que faziam Pão Por Deus?
Durante a manhã de dia 1 de novembro, as crianças saem à rua e vão pedindo de porta em porta a pedir “Pão Por Deus” e recebem em troca dinheiro, broas, frutos secos e mais recentemente guloseimas.
6. Visitas ao Cemitério no dia de Todos os Santos (1 de novembro)
Em Portugal, há vários anos, que é tradição as famílias fazerem visitas aos seus entes-queridos que já partiram.
Nesta tradição, as famílias além de fazerem visita, rezam pelas almas dos que já partiram e deixam flores.
Apesar de infelizmente, as tradições em Portugal cada vez serem menos conhecidas, visto que nos universalizamos à tradição americana “Doce ou Travessura”, em vários pontos de Portugal estas tradições e rituais continuam mais que vivas sendo também muitas delas uma das atrações turísticas nesta altura do ano para Montalegre e Bragança, por exemplo.