Férias em Portugal? O país está no top 6 dos destinos de luxo
Foto de Pixabay
Um estudo da Condé Nast Johansens coloca Portugal no 6º lugar dos destinos de férias de luxo para 2024.
A Condé Nast é uma referência nas publicações e guias de viagens, pertencente ao mesmo grupo que edita as revistas Vogue e Vanity Fair.
"Dos viajantes que declararam deslocar-se para fora do Reino Unido,
destacam Espanha como destino preferido com 30%, depois segue-se a França
(27%), Itália (19%), Grécia e Estados Unidos (com 17%). Portugal situa-se no
sexto lugar com 16% de preferência", adianta o guia em comunicado de
imprensa.
Segundo o Condé Nast, esta foi a primeira vez em que as preferências dos turistas mudaram, no sentido em que referiram preferir destinos urbanos a destinos de praia. Seguem-se os destinos rurais e campestres, e por último, os spas e serviços de bem-estar.
De acordo com o mesmo estudo, os turistas de luxo têm um rendimento anual médio de cerca de 100 mil euros, gastando em média 8 mil euros por viagem.
Contudo, o preço do alojamento continua a ser o fator mais importante na escolha de um destino, mesmo para os turistas de luxo. Para 64% dos entrevistados, o preço do alojamento é o principal critério, seguido pelo clima e condições meteorológicas (62%), custo da viagem (56%), existência de descontos e promoções nos hotéis (54%), duração da viagem (47%) e flexibilidade para cancelar a reserva (43%).
Procura praias fluviais em Portugal? Veja quais são as melhores!
Quanto ao número de viagens planeadas para este ano, 33% dos inquiridos pretendem fazer três ou quatro viagens, enquanto 27% planeiam fazer duas. Em termos de meses, 44% preferem viajar em setembro, 39% em junho, 38% em maio e 34% em abril ou outubro.
No que diz respeito ao número de noites, quase metade dos turistas planeiam estadias de três a seis noites, e 27% estão a pensar em fazer escapadelas de fim de semana.
A maioria dos inquiridos (75%) pretende viajar com o parceiro, enquanto 30% planeiam viajar com amigos. Apenas 26% têm planos de viajar com a família.
Gosta de passear na natureza? Conheça os novos passadiços de Portugal e divirta-se!
Por último, o estudo da Condé Nast Johansens revela que os viajantes confiam principalmente nas recomendações de familiares e amigos ao escolher um destino ou hotel para as férias, seguidas por guias de viagem, sites de viagens e agências online, e artigos de viagem online e em revistas.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.