Nearshore Outsourcing em Portugal - porque mais empresas escolhem as tecnológicas portuguesas?
Portugal, a terra dos poetas e exploradores, tem vindo a afirmar-se no mundo tecnológico internacional de nearshore.
O que é o international nearshore outsourcing?
O outsourcing internacional de nearshore, ou terceirização de nearshore, é a prática de adjudicar trabalhos ou serviços a entidades em países vizinhos, e não no próprio país onde a organização reside.
Com a sua população tecnologicamente conhecedora, Portugal está rapidamente a tornar-se um local atrativo para operações nearshore.
Neste post do blog vamos discutir porque é que mais empresas internacionais estão a escolher a tecnologia portuguesa quando se trata de nearshore outsourcing internacional!
Portugal é o lar de várias empresas globais, incluindo a maior empresa química do mundo, bem como de alguns dos bancos de maior sucesso na Europa. Recentemente, empresas globais como Cisco, Oracle, SAP, Google ou Mercedes também decidiram estabelecer parte das suas operações por cá.
De facto, Portugal tem feito parte de muitos dos primeiros países do mundo no que respeita a adoção tecnológica.
Por exemplo, fomos os primeiros a implementar um sistema de faturação eletrónica e uma solução de assinatura digital tanto para cidadãos como para empresas!
Porquê Nearshore em Portugal?
Educação, idioma e modernidade
O país tem uma população bem educada, com mais de 90% da população adulta a ser alfabetizada. Portugal é também o lar de várias universidades e instituições de classe mundial, incluindo a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), que se encontra entre as 100 melhores escolas de engenharia da Europa! Os programas da UTL são especialmente populares entre os estudantes internacionais, porque são ensinados quase inteiramente em inglês.
Portugal é lar de várias escolas de línguas de alta qualidade, incluindo o Instituto Celta e a Escola de Línguas de Ligação Portuguesa, ambas bem conhecidas pelos seus cursos de línguas de qualidade e com uma reconhecida facilidade de leitura, escrita e expressão em idiomas como o inglês, espanhol, francês e alemão.
Portugal ostenta ainda o maior número de assinaturas de Internet móvel per capita na Europa, e é frequentemente utilizado como campo de testes beta para lançamento de produtos mobile.
O país possui uma das infraestruturas de telecomunicações tecnologicamente mais avançadas do continente europeu e uma posição de liderança na atividade online.
De facto, Portugal foi recentemente reconhecido como estando entre os 20 principais países do mundo em termos de acessibilidade de banda larga!
Para além das suas infraestruturas educativas e tecnológicas, Portugal tem um clima empresarial muito propício:
- O sistema fiscal do país é um dos mais competitivos da Europa.
- Portugal tem baixos custos energéticos e fornecimento de alta qualidade.
- O governo português oferece incentivos financeiros significativos às empresas que investem em projetos de investigação e desenvolvimento (R&D), destinados a desenvolver produtos ou processos, liderados pela Agência Nacional de Inovação (ANI).
O governo também tem várias iniciativas em curso para promover a expansão de pequenas empresas através do fácil acesso a empréstimos, balcões únicos para procedimentos administrativos (por exemplo, registo fiscal) e conselhos práticos sobre gestão empresarial
Como resultado, Portugal é agora o lar de mais de 400 empresas multinacionais! Os investimentos provêm de uma variedade de indústrias, incluindo serviços financeiros e telecomunicações.
Como pode ver, Portugal está rapidamente a tornar-se um grande lugar para operações nearshore internacionais!
Fontes: https://www.closer.pt/nearshore/ e https://www.jornaldenegocios.pt/
Com infraestruturas de alta qualidade e mão-de-obra qualificada e ainda assim, com ordenados significativamente abaixo da média europeia, o nosso país oferece opções rentáveis que são simultaneamente de fácil acesso e altamente eficientes.
Isto torna-o uma escolha ideal para as empresas que procuram externalizar projetos tecnológicos!