Canyoning na Madeira - Roteiros, preços e sugestões
Adrenalina, Natureza e Desporto
Se vai visitar a ilha da Madeira e gosta de experimentar desportos radicais, temos a atividade ideal para si.
O Canyoning é uma atividade desportiva emocionante que combina adrenalina, natureza e desporto físico.
Também conhecido como canionismo, surgiu no século XX como evolução do alpinismo e da exploração de cavernas.
A prática teve origem nos Alpes franceses e suíços, mas rapidamente se espalhou para outras regiões montanhosas, incluindo Portugal Continental, ilhas da Madeira e dos Açores.
O Canyoning consiste na exploração de desfiladeiros íngremes e rios de montanha, esta atividade fascinante oferece uma experiência intensa e memorável que conquista o coração de muitos aventureiros.
Em Portugal, principalmente na ilha da Madeira, a prática está a crescer rapidamente, uma vez que o País tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva.
Canyoning na Madeira
A ilha da Madeira é um paraíso para amantes de aventuras aquáticas e desafios naturais, oferecendo uma variedade de ribeiras e desfiladeiros ideais para a prática do Canyoning.
Com paisagens deslumbrantes, cascatas majestosas e piscinas naturais, a Madeira é um destino imperdível para quem procura uma experiência emocionante e única.
Se está de visita à ilha da Madeira, aqui estão os 6 melhores locais para a prática de Canyoning na Madeira:
Ribeira das Cales:
Um dos primeiros locais onde iniciaram a prática de Canyoning na ilha, foi na Ribeira das Cales. Esta oferece uma série de desafios emocionantes, como saltos, descidas em cascatas e slides. Este percurso começa no chão da Lagoa, é um percurso acessível, de nível 1, e dura, aproximadamente 3 horas.
Ribeiro
Frio:
Localizado no nordeste da Madeira, é um local que cativa, com diversas paisagens de tirar o fôlego. Considerado também um percurso de nível 1, indicado para iniciantes, este percurso de Canyoning dura aproximadamente 3 horas.
Ribeira do Lajeado:
Começa no planalto do Paul da Serra e oferece uma mistura emocionante de descidas em tobogãs naturais, cascatas e rapel. Este percurso é de nível 2, ou seja, relativamente fácil e dura cerca de 2 horas e meia.
Ribeira Funda:
Esta ribeira oferece uma experiência única, com a possibilidade de praticar Canyoning num cenário exuberante e isolado, este percurso de Canyoning apresenta um nível de dificuldade 3, sendo aconselhável já ter feito alguma atividade nível 2.
O tempo estimado de percurso é de, aproximadamente, 4 horas.
Ribeira da Hortelã:
Se procura uma aventura emocionante, experimente a Ribeira da Hortelã, com vários desafios exigentes. O Canyoning na Ribeira da Hortelã é um percurso nível 4, recomendado para pessoas que já possuem alguma experiência. O percurso dura cerca de 5 horas e meia.
Ribeira do Vimieiro:
Por fim, localizada no norte da Madeira, a Ribeira do Vimieiro oferece uma combinação de descidas emocionantes e paisagens lindas. O Canyoning na Ribeira do Vimieiro dura cerca de 4 horas e 30 minutos e é nível 4, sendo um dos mais desafiantes.
Na imagem seguinte estão colocados todos os 6 percursos no Google Maps para facilitar a procura, damos o link para aceder.
Madeira Meeting 2023
Devido ao crescimento da prática de Canyoning, este ano irá acontecer um meeting na ilha da Madeira para quem pratica Canyoning, nos dias 15 a 20 de Outubro de 2023.
Para mais informações veja o vídeo e aceda ao link.
Quanto custa fazer Canyoning na Madeira?
Os preços para atividades de Canyoning na Madeira variam dependendo da dificuldade e dos serviços oferecidos. Geralmente, os pacotes incluem o equipamento necessário, guias experientes e instruções de segurança. Os preços podem variar entre 40 a 100 euros, variando consoante a duração da atividade e da complexidade do percurso. Existem opções adequadas para todos os níveis de dificuldade, desde iniciantes até os mais experientes.
É necessário levar roupa e material para fazer Canyoning?
Para desfrutar do Canyoning com segurança e conforto, sugerimos que se não tiver um fato de Canyoning, leve fato de banho, calções, e sapatos de água próprios para atividades radicais.
Normalmente as empresas emprestam material como capacete, fato, arnês e equipamento de segurança, mas é sempre melhor verificar com o fornecedor do serviço.
Canyoning em Peneda-Gerês
Uma curiosidade intrigante sobre o Canyoning em Portugal Continental é a sua diversidade geográfica. O país oferece uma gama única de desfiladeiros, cada um com suas próprias características e desafios.
O Canyoning no Parque Nacional Peneda-Gerês combina desfiladeiros profundos, cascatas majestosas e piscinas naturais, proporcionando uma aventura aquática repleta de desafios. Alguns dos percursos de Canyoning mais populares e emocionantes na região incluem a cascata do Arado, o Vale do Leça, a Cascata da Mizarela, o Vale do Rio Homem e o Rio Castro Laboreiro.
Canyoning nos Açores
Os Açores, são um arquipélago de natureza exuberante e com paisagens vulcânicas no meio do Oceano Atlântico, o que oferece oportunidades únicas para a prática do Canyoning.
Com a sua geografia única, as ilhas dos Açores proporcionam desafios aquáticos e terrestres que atraem amantes da aventura de todo o mundo.
Nos Açores pode experimentar em várias ilhas, mas damos a conhecer o caso da Ilha das Flores, que foi recentemente classificada de Reserva da Biosfera, e que tem muitas aventuras ao dispor dos seus visitantes.
Ao contrário do que alguns pensam, o Canyoning é
um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e
que é adequado para cada tipo de pessoa.
Já experimentou Canyoning? Conte-nos a sua experiência!
Se é fã de atividades na Natureza, pode espreitar o nosso artigo sobre os novos passadiços de Portugal.