O Mundial 2030 passa por Portugal
Imagens: Pexels
As candidaturas de Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai foram escolhidas pela FIFA para a realização do Mundial de Futebol 2030.
Trata-se de um evento desportivo global e inédito, com uma seleção impressionante de estádios e a oportunidade única de levar o campeonato a três continentes diferentes.
Todos os jogos desse Mundial irão realizar-se entre 8 de junho e 21 de julho de 2030, um ano que está destinado a ser um marco na história do futebol masculino.
A Seleção de Estádios
Segundo o site Mais Futebol, da candidatura faziam parte 23 estádios, mas nem todos foram selecionados para disputar o jogo. Ainda não foram anunciados exatamente quais os estados do Mundial, mas já há algumas apostas nesse sentido.
Em Portugal, onde o Euro 2004 deixou boas memórias, mas má gestão dos espaços, vão ser três os jogos a disputar.
Portugal
O Estádio do Dragão, o Estádio da Luz e o Estádio de Alvalade são os principais candidatos. A Luz tem capacidade para receber uma meia-final, enquanto o Dragão e Alvalade poderão ser palco de alguns jogos da fase de grupos.
Espanha
O país vizinha conta com 15 estádios em jogo. O Estádio de Santiago Bernabéu, em Madrid, é uma forte hipótese para a final. Os estádios de Barcelona, Valência, Wanda Metropolitano, Anoeta, Gijon, Las Palmas, Málaga, Bilbau, Murcia, Corunha, Vigo, Saragoça e Sevilha são outros candidatos.
Marrocos
Em Marrocos deverão ser 5 os estádios a receber as seleções de futebol. Marraquexe, Agadir, Rabat, Tanger e Fez são as cidades com mais probabilidades de serem escolhidas.
Uruguai, Argentina e Paraguai
A escolha do Uruguai justifica-se por uma ocasião histórica. O Estádio de Montevidéu foi o local onde se realizou o primeiro Mundial, em 1930. O centenário do campeonato não podia deixar de refletir este momento e deverá ser aqui o jogo de abertura de 2030.
O estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e um estádio ainda a construir em Assunción, no Paraguai, são os locais mais falados para a realização das partidas iniciais.
Depois da primeira ronda na América do Sul, o torneio viajará para a Europa e África, onde se esperam jogos de um nível nunca visto em Portugal, Espanha e Marrocos.
Estas são as diretrizes definidas pela FIFA:
· Capacidade mínima de 40 mil lugares para os jogos intermédios
· 80 mil lugares no estádio de abertura e no da final
· 60 mil lugares nos jogos das semifinais
Uma Candidatura que Une Continentes
A FIFA enfatizou que esta candidatura conjunta é uma celebração do futebol, mas também uma expressão de coesão social e cultural de diferentes povos.
Numa época tão conturbada como a que vivemos, é emocionante poder assistir à concretização de um objetivo comum entre três continentes: América do Sul, África e Europa. Uma escolha que sublinha o desejo de unir o mundo do futebol numa celebração verdadeiramente global.
Resta saber quais os países que vão participar (força, Portugal!) e quando serão revelados os grupos e as datas das partidas.
Está entusiasmado com o Mundial? Partilhe nos comentários ou contacte-nos pelas redes sociais.