12 atividades a promover num lar de idosos em Lisboa
Imagem: Domus Areeiro
Manter os idosos ocupados e com um propósito, enriquecer o seu dia-a-dia e fornecer algumas distrações e oportunidades de exercício. Estes são os objetivos da Domus Areeiro, um lar de terceira idade em Lisboa que se esforça por promover a socialização, o bem-estar emocional ou físico e a sensação de realização. A instituição organiza atividades essenciais para tornar a vida em lares de terceira idade mais rica e significativa.
Leia também: Sabe quais são as principais doenças em lares de idosos?
12 atividades a incentivar na terceira idade
1. Jardinagem
A jardinagem é uma atividade terapêutica e com resultados muito positivos na saúde mental. Permite que pessoas na terceira idade cuidem das plantas, cultivem flores e até mesmo vegetais, que proporcionam um ambiente mais agradável, ao mesmo tempo que promove a interação com a natureza. Deve haver algum cuidado com a postura dos idosos na execução desta atividade, para que não haja dor, cansaço ou desconforto.
Existem na cidade alguns pátios com hortas, varandas com alguma dimensão e espaços ajardinados que permitem à população sénior fazer jardinagem. Mesmo com falta de espaços ao ar livre, é possível meter as mãos na terra com alguns vasos e plantas.
2. Cozinha
Cozinhar em grupo pode ser uma experiência social e educativa. Os idosos podem participar em aulas de culinária, preparar as suas próprias refeições ou mesmo cozinhar pratos tradicionais. É preciso ter em conta as restrições alimentares de cada indivíduo, optando por produtos saudáveis e acessíveis.
Leia também: Recorda-se dos tempos da pandemia? Saiba como este lar de idosos em Lisboa reagiu.
3. Passeios
Organizar passeios para os idosos explorarem locais na proximidade é uma alternativa bem-vinda. Em Lisboa, existem diversos parques, bairros históricos e museus muito interessantes, que atraem o interesse dos idosos e constituem uma forma de os manter ativos. No entanto, é necessário verificar as condições do terreno, acesso para pessoas com problemas de mobilidade, existência de equipamento de apoio, etc.
As caminhadas num ambiente natural são especialmente benéficas. A natureza oferece um ambiente tranquilo e revigorante em qualquer idade, em particular quando se trata de crianças e idosos.
4. Pintura
A pintura, tal como a modelagem, escultura, música ou escrita, é uma atividade artística que permite às pessoas expressar a sua criatividade. Através da arte, os indivíduos conseguem criar obras emocionantes e dar corpo a sentimentos e ideias que de outra forma ficariam por explorar. Um lar de idosos que encoraje a participação em aulas de grupo de pintura pode descobrir muitos talentos escondidos.
5. Costura
Costurar é uma atividade valiosa e relaxante. Muitos idosos conseguem costurar suficientemente bem para remediar uma peça de roupa ou mesmo para vender. Não só costurar, como bordar ou tricotar, é uma arte quase perdida. Apesar disso, há que considerar as dificuldades de visão ou de estabilidade de mãos necessárias à execução das tarefas, que muitas vezes pode frustrar a vontade dos mais velhos.
6. Celebrar datas especiais
Celebrar aniversários, Santos Populares, Dia da Mulher, Dia dos Namorados e outras datas especiais é uma ótima maneira de manter o espírito comunitário e criar boas memórias. O lar de idosos pode solicitar a contribuição de todos para decorar o espaço e organizar festas temáticas divertidas.
7. Jogos
Jogos como loto, xadrez, damas, cartas, puzzles e jenga (quebra blocos) são excelentes para estimular a mente e promover a interação social entre os idosos. Seja em pares, seja em grupo, constituem momentos de descontração para todos. Além disso, podem contar com a participação dos familiares visitantes.
8. Artesanato
O artesanato é uma atividade criativa e terapêutica com inúmeras variantes. Oferece a oportunidade de criar peças de bijuteria, cartões personalizados, cerâmica, renda, etc. Tem a vantagem de poder ser executado com materiais muito acessíveis, desde papel a cápsulas de café, barro e linha.
9. Fotografia
A fotografia permite que os idosos capturem momentos especiais e compartilhem suas perspetivas únicas. Com uma câmara fotográfica ou qualquer telemóvel, podem tirar fotos a qualquer objeto do lar de idosos em Lisboa e, em conjunto, classificá-las e apreciar o resultado. É encorajada a criação de álbuns de memórias, em que possam partilhar histórias pessoais e recordam experiências de vida.
10. Dança
A dança pode ser uma atividade muito divertida e terapêutica para as pessoas na terceira idade. Aulas de dança em grupo ou sessões de dança de salão são uma excelente maneira de as ajudar a manter ativos e a socializar. Para além disso, atividades como dança terapêutica revelam-se especialmente benéficas para a saúde mental e física.
É também uma atividade que dinamiza os cuidados pessoais. É sempre bom poder arranjar o cabelo e as unhas, vestir uma roupa bonita e passar umas horas em boa companhia.
11. Música
Ouvir música, por si só, contribui para combater a depressão e animar o espírito. Mas também pode servir como jogo de memória e interação, com as pessoas a tentar adivinhar que música estão a ouvir após os primeiros acordes. Pedir a uma banda ou a um cantor para atuar perante uma plateia de idosos é outra ideia sugerida – e que pode ser complementada com as sessões de dança.
12. Terapia com Animais
Os animais de estimação não costumam ser permitidos em lares. Porém, os idosos podem ser levados até eles sempre que se proporcione. A interação com os chamados “melhores amigos” pode ser muito recompensadora a nível de autoestima e interação. Há animais mais propensos a fazer companhia e a tranquilizar os seres humanos, como cães, gatos, coelhos ou cavalos.
Todas estas atividades têm a capacidade de proporcionar uma gama diversificada de experiências sociais, emocionais e físicas, que torna a vida num lar de terceira idade mais enriquecedora e gratificante.
O convívio que daqui resulta vai tornar mais agradável o dia-a-dia de cada residente e criar relações de amizade, baseadas em interesses em comum.
Uma vez que a Domus Areeiro conta com diferentes unidades e que cada unidade conta tem uma sala de estar, cada grupo consegue manter um espaço onde se sente bem e fica em companhia de outros idosos com semelhantes necessidades e características.
Tem alguma sugestão sobre este tema? Conte-nos nos comentários ou a partir das nossas redes sociais.