Fast Food em Portugal – marcas e oportunidades de franchising
Novidades do Fast Food em Portugal
Imagem: Rawpixel
A McDonalds é provavelmente a mais conhecida marca de fast food em
Portugal e no mundo.
A marca acaba de anunciar um investimento de 120 milhões de euros em três anos para abrir 20 novos restaurantes. A cadeia está a lançar uma campanha de angariação de novos franquiados, avança o suplemento PESSOAS by ECO.
“A McDonald’s projeta alocar, nos próximos três anos, entre 80 a 120 milhões de euros em aberturas de novos restaurantes. Os novos restaurantes poderão ser atribuídos a franquiados que estejam a terminar a sua formação, ou a franquiados que já fazem parte da McDonald’s”, revelou àquele órgão de comunicação social Vítor Oliveira, diretor financeiro, IT e franchising da McDonald’s Portugal. No total, o projeto poderá criar até 1000 novos postos de trabalho no país.
Atualmente, a marca tem 191 restaurantes de fast food em Portugal (174 dos quais são em regime de franchising) e emprega mais de 9500 pessoas.
O perfil de franqueado procurado pela cadeia norte-americana é “idealmente, entre os 32 e os 45 anos, com uma trajetória de sucesso nas áreas de liderança e gestão de negócio, e ter capacidade financeira comprovada para um investimento superior a 200 mil euros”, relata o Eco.
Sabia que a restauração é uma das áreas de maior crescimento em Portugal? Veja mais neste artigo: Portugal cria 30 mil novas empresas.
As marcas mais populares de fast food
Segundo o blog Monuso, as 5 cadeias de fast food mais populares estão presentes em Portugal. São elas:
· McDonald’s
· Burger King
· SubWay
· Pizza Hut
· Domino’s Pizza
A mão-de-obra qualificada é uma questão importante para as empresas de restauração e hotelaria. Ouça os especialistas no próximo Congresso de Hotelaria e Turismo.
Fast Food em Portugal: um pouco de história
O primeiro restaurante de fast-food em Portugal foi o Garden Burger, uma pequena loja de hamburgers localizada no Centro Comercial das Amoreiras, Lisboa, em 1985.
Só 15 anos mais tarde chegaram ao país marcas como a Pizza Hut (1990) e a McDonald’s (1991). Um estudo da Marktest relativo a 2018 estimava que 44% dos portugueses consumiam este tipo de alimentação.
Ao longo dos últimos anos, o sucesso do fast food em Portugal tem sido de tal ordem que não só atraiu cadeias internacionais, como originou diversas marcas portuguesas. Muitas delas seguiram a via do franchising para se espalharem pelo país.
Afinal, o que pode ser mais rápido de comer do que umas bifanas ou
umas sandes? Veja como a gastronomia portuguesa pode ser adaptada a negócios bem apetitosos.
Estes são alguns exemplos de marcas portuguesas de fast food abertas a franquiados:
Nascida em 2010, A Padaria Portuguesa conta já com 60 unidades na Área Metropolitana de Lisboa. O conceito não é exatamente fast food, mas sim especialidades nacionais, produtos locais e personalizados. Mais do que uma simples padaria, oferece refeições prontas, saladas, salgados, sopas e tartes.
As Bifanas de Vendas Novas são uma especialidade local que conquistaram o país. Mais do que uma sandes de carne, é o melhor dos papo-secos, leve e ligeiramente torrado, a envolver um bife de lombo de porco da melhor qualidade. Para complementar o menu, há sopas e empadas regionais. O franchising já ultrapassou a dezena de unidades e está disponível em duas vertentes: loja ou carrinha vintage.
Sendo um dos restaurantes históricos de Lisboa, a Portugália Cervejaria sabe reconhecer uma boa oportunidade. Depois de 90 anos como negócio próprio, alargo horizontes ao oferecer possibilidade de franchising sob a insígnia de quick-service Portugália Balcão. São já quase 30 restaurantes abertos, localizados sobretudo em centros comerciais de todo o país.
O H3 é assumidamente “not so fast food”, mas ainda assim é bastante rápido a servir. Vende hambúrgueres, claro, mas são hambúrgueres de qualidade, grelhados e servidos em pratos de louça com talheres a sério, não de plástico. Conta com mais de 30 restaurantes em todo o país.
Abriu em 2014 em Lisboa e hoje em dia tem 27 restaurantes de Viana do Castelo a Tavira. Para além das óbvias pizzas, a Pizzaria Luzzo serve massas, saladas, entradas e sobremesas com gosto italiano.
Grupo Brandplus
Burguer Ranch, Baja Fresh, O Seu Bitoque, Wok & Go e Bifanamaria fazem parte deste grupo multimarca, fundado em 2017. No conjunto, reúnem conceitos de comida rápida especializados em gastronomias de diversas origens. Atualmente conta com mais de 20 unidades, na sua maioria da insígnia Burger Ranch. Quem quiser apostar nos sabores mexicanos, orientais ou nas velhas bifanas, basta contatar a marca.
Wadi Food
Este grupo conta com as marcas Supremos Burger e Supremos Chicken. É uma multinacional de origem portuguesa que aposta nas refeições rápidas à base de hambúrgueres, wraps e frango frito. Tem loja em Lisboa e Cascais.
Fontes:
Associação Portuguesa de Franchising
Instituto de Informação em Franchising
Conhece mais alguma marca portuguesa de fast food em regime de franchising? Partilhe connosco.