Os Destinos de Férias Preferidos dos Portugueses
Foto: Pexels
Sol, praia e muitas aventuras aguardam os portugueses nestas férias. O desejo de viajar está mais forte que nunca, apesar do aumento do custo de vida e da conjuntura internacional complexa. A prova disso é o aumento de 20% de procura nas agências de viagens, relativamente a 2023, o que aponta para um 2024 recorde no setor do turismo.
Portugal está na moda. Madeira e Açores em alta
Os destinos nacionais, especialmente a Madeira e os Açores, têm sido os mais procurados pelos portugueses até agora.
Além das ilhas, o Algarve e a Costa Vicentina continuam a ser destinos apetecíveis. O país oferece diversas opções para a prática de desportos náuticos, como surf, windsurf, kitesurf e vela, além de caminhadas, equitação, ciclismo e uma série de outras atividades desportivas.
A nível cultural, cidades como Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Guimarães convidam a longos passeios por ruas antigas, visitas a monumentos históricos e museus interessantes, numa autêntica viagem no tempo em contacto com a identidade portuguesa.
Esta preferência pelo turismo nacional é confirmada pelo Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, que revela que 51% dos portugueses pretendem viajar dentro do país neste verão.
No orçamento, antecipar é a chave
O orçamento médio dos portugueses para férias de verão em 2024 atingiu os 1961€, um aumento de 20% face ao ano anterior. Apesar de ser o valor mais alto de sempre, ainda está abaixo da média europeia de 2446€.
Impulsionados pela vontade de garantir melhores ofertas, os portugueses estão a planear as suas férias com maior antecedência: 91% já as têm planeadas, sendo que apenas 4% pretendem fazê-lo com menos de 15 dias de antecedência.
Praia e gastronomia em destaque
A praia continua a ser a opção mais popular para as férias de verão em Portugal, com 64% das preferências.
Outra tendência que se destaca é a motivação gastronómica nas viagens. Itália e Portugal lideram neste campo, com 49% e 47% dos inquiridos a mencionarem a gastronomia como um fator importante na escolha do destino.
Da Europa aos destinos exóticos
A nível internacional, Espanha (23%), Itália (10%) e França (8%) continuam a ser os destinos mais procurados.
Assistimos também a um aumento na procura por destinos mais longínquos, como Brasil, Cabo Verde, Maldivas e República Dominicana. Uma oportunidade para explorar novas culturas, paisagens exóticas e climas diferentes.
Férias mais seguras
O desejo de viajar em segurança é evidente, com 58% dos portugueses a revelarem a intenção de subscrever um seguro de viagem, um valor acima da média europeia de 54%.
Estatísticas de férias
Desejo de viajar: Portugal destaca-se como o país europeu com maior entusiasmo por viagens, com 86% dos inquiridos a expressarem esse desejo.
Destinos nacionais: Madeira e Açores lideram as preferências, além do Algarve, com o turismo internacional a diminuir ligeiramente.
Orçamento aumenta para férias de verão: + 20% face ao ano anterior, mas ainda abaixo da média europeia.
Planeamento com antecedência: 91% dos portugueses já têm as férias planeadas.
Procura por praias: o litoral continua a ser a opção mais popular para férias de verão em Portugal.
Gastronomia em destaque: Itália e Portugal lideram como destinos para turismo gastronómico.
Intenção de segurança: Aumento da intenção de subscrição de seguro de viagem.
Veja também:
Campos de férias para crianças e jovens em Portugal
Portugal no topo dos destinos de luxo
2024 promete ser um ano memorável para as férias dos portugueses, com um forte desejo de viajar, tanto dentro como fora do país. ~
Já tem o seu destino marcado? Diga-nos para onde gosta de ir.