Habemus Papa em Portugal? - Jornadas Mundiais da Juventude
Jornadas Mundiais da Juventude
Portugal
será, pela primeira vez, o anfitrião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ),
sendo considerado um dos eventos com mais adesão por parte dos jovens
(católicos e não só) a nível mundial.
Este grande evento irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
Eis algumas curiosidades sobre as Jornadas Mundiais da Juventude:
1. A Primeira JMJ
A iniciativa foi tomada pelo antigo papa João Paulo II, que em 1984, quis organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens. Esperavam-se cerca de 60 mil peregrinos, foram ao encontro 250 mil jovens de diversos países. Foi um evento significativo para a comunidade católica, sendo a 20 de dezembro, anunciada a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
2. A Escolha
Quem
decide quem fica responsável pela próxima edição e quem escolhe o tema da JMJ é
o próprio Papa, que o apresenta através de uma mensagem escrita, orientando e
inspirando o caminho de preparação e a vivência da própria Jornada.
3. Edições
A
JMJ acontece anualmente, no Domingo de Ramos, e de dois em dois anos num país
que se candidata para acolher o encontro internacional e a vinda do papa.
Os encontros mais numerosos ocorreram na cidade de Manila, nas Filipinas (1995), do qual participaram mais de 4 milhões de jovens, e no Rio de Janeiro (2013), que contou com mais de 3 milhões de peregrinos.
JMJ em Portugal
As jornadas mundiais da juventude em Portugal será a 37º edição.
O tema é “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, e foi anunciado pelo Papa Francisco, desta forma:
“Nestes
últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da
pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra, Maria reabre para todos e em
particular para vós, jovens como ela, o caminho da proximidade e do encontro.
Espero e creio fortemente que a experiência que muitos de vós ireis viver em
Lisboa, no mês de agosto do próximo ano, representará um novo começo para vós
jovens e, convosco, para toda a humanidade.”
· Inscrição:
As inscrições dos participantes na JMJ Lisboa 2023 são feitas via online e feita através do preenchimento de um formulário de inscrição, disponível em 5 idiomas (português, inglês, francês, italiano e espanhol).
O processo de inscrição termina no dia 11 de julho de 2023.
· Itinerário
O programa irá realizar se na semana de 26 de julho até domingo dia 6 de agosto, o programa foi anunciado pela comitiva JMJ presente na imagem seguinte:
· Custos
A participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, cada pessoa tem a possibilidade de poder participar livremente nos eventos centrais, sendo eles, a missa de abertura, o acolhimento, a via-sacra, a vigília e missa de envio.
Em relação à inscrição para ter acesso a vários eventos que se irão realizar dentro da JMJ, tem vários tipos de modalidades, a mais acessível é de 95 euros (inclui transporte, seguro e kit do peregrino, desde a manhã de 1 de agosto até à noite de 6 de agosto).
A modalidade mais completa, tem o custo de 235 euros (incluindo alimentação, alojamento, transportes, seguro e Kit JMJ).
· Voluntários:
O fundamento da JMJ é feito através da colaboração de milhares de voluntários, que, gratuitamente se dispõem a ajudar para que este evento se consiga concretizar.
Em Portugal não é exceção, cada paróquia local tem a função de criar iniciativas para atrair pessoas a se tornarem voluntários centrais, quer para ajudar a angariar dinheiro, serem famílias de acolhimento, ou para darem apoio às três Dioceses Lisboa, Santarém e Setúbal, local onde ficarão alojados os peregrinos.
Contam também com o apoio de organizações de jovens, nomeadamente Escuteiros do CNE. Contam também com apoio de voluntários de saúde, patrocínios, entre muitos outros.
A idade mínima para se ser voluntário central é de 18 anos e máxima de 60 anos. Para se ser voluntário paroquial, tem de ter uma idade superior a 15 anos, ficando sob a responsabilidade de um tutor.
Será que Habemus Papa em Portugal?
Apesar das Jornadas Mundiais da Juventude estarem a ser planeadas ao pormenor, a organização está a aguardar noticias do Vaticano, isto porque, devido a questões de saúde, o papa poderá não fazer parte deste encontro de jovens.
Foi feito um comunicado pela própria organização portuguesa da JMJ que, passando a citar:
“Não existe um plano B, o nosso único plano é F, de Francisco.”, querendo dizer que sem Papa Francisco, as jornadas não se irão realizar.
Existe um ditado português que retrata o sentimento do povo português nestes últimos meses: “a esperança é a última a morrer”.
Saiba
mais sobre as Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.